História da Tuna


Corria o mês de março de 1994, no emblemático “Café Óscar” em Guimarães, quando um grupo de jovens estudantes da Universidade do Minho, decidiu dar início a esta Mui Trovadora Tuna, a Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho. O “Café Óscar” tornou-se depois a sua casa, graças essencialmente ao Sr. António Castro e a sua esposa, que acolheram a Afonsina como parte da Família.

Desde então tem vindo a percorrer o país e o mundo, carregando consigo as cores da primeira bandeira portuguesa. Participando em diversos atividades, desde saraus a encontros de tunas, passando pelos mais variados eventos culturais a festivais de Tunas de grande prestígio, até à simples serenata que nos enche o coração, a Afonsina tem vindo a somar quilómetros em prol da música e da boémia.

Ao quinto ano da sua existência, a Afonsina realizou pela primeira vez o seu festival, denominado "Cidade Berço". A cidade de Guimarães recebe, assim, um leque diverso constituído por algumas das mais conceituadas Tunas Universitárias do país.