Traje da Tuna


O traje da Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho tem como base o traje académico da Universidade do Minho. Porém, algumas alterações foram efetuadas de modo a identificar a tuna e os seus elementos de acordo com a sua hierarquia. Importa também referir que a Afonsina tem como base a cor de Engenharia (cor de tijolo).


Afonsinos

Em tudo igual ao traje académico diferindo apenas nos seguintes elementos, que visam uma simbiose estética entre a cor e o traje, criando uma identidade própria:
- Substituição da cor das meias do traje académico para a cor de tijolo;
- Adoção de um elemento, a que chamamos Pendericalho, da cor de tijolo, que contém o emblema da Tuna.


Peões

Este traje pretende ser uma homenagem da Afonsina a D. Afonso Henriques, uma vez que foi introduzida uma veste com uma cruz azul , que simboliza a bandeira que ele carregou durante a sua reconquista. Para além desta alteração, há também a remoção do casaco e do tricórnio do traje académico.


Pioneses

Os Pioneses, são aqueles que ainda aspiram a ser Peões. Deste modo, têm de ser muito bem tratadinhos. Por isso, usam:
- Pijama - para se sentirem confortáveis e à vontade, tal como estariam depois de chegarem à sua cama após uma bela noite do Enterro da Gata;
- Kit de viagens da Floribella - constituído por meias e sapatilhas. Este kit serve para não haverem desculpas de atraso ou de cansaço, visto que as meias e as sapatilhas são feitas num material extremamente resistente, excepto quando se põe os pés no chão;
- Cuecas e capa do Super Homem - as cuecas têm como função enganarem as donzelas em relação ao dito cujo. A capa, serve de auxilio no voo complicado,àrduo e longínquo mas motivador, que é o voo onde o check-in faz-se como Pionés e o check-out já se efetua como elemento oficial da Tuna, passando o viajante a Peão desta mui trovadora Tuna.